sexta-feira, 3 de abril de 2009

Oceania

Oceania (português brasileiro) ou Oceânia (português europeu) é o nome usado para vários grupos de ilhas no Oceano Pacífico: Polinésia, Melanésia e Micronésia. Em uso mais amplo inclui também a Austrália. Já foi considerado um continente ou uma das “cinco partes do mundo”.
Seu nome provém de
Oceano (em latim Oceanus), deus da mitologia grega cuja filha, Ásia, acabou por batizar o continente asiático.
Embora as ilhas da Oceania não formem um continente verdadeiro, Oceania as vezes é associada com o continente da
Austrália ou com a Australásia, com o propósito de dividir o planeta em agrupamentos continentais. É o menor "continente" em área e em população (não contando com a Antártica).
O principal
país da Oceania, e que ocupa quase 90% dele, é a Austrália. País moderno e de primeiro mundo, sede das Olimpíadas de 2000, é o 3° do mundo no que diz respeito ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e a Nova Zelândia, que é o 14° nesse quesito, eram locais de degredo de prisioneiros ingleses no passado. Os povos nativos representam hoje 1,5% da população da Austrália e 15% da Nova Zelândia, embora sejam maioritários em muitas das restantes ilhas. A região enfrenta sérios problemas ambientais por causa da existência de toneladas de resíduos tóxicos (óleos, pesticidas e fertilizantes). O Programa Regional sobre o Meio Ambiente do Pacífico Sul divulgou em 2000 um relatório que indica mais de 50 locais de contaminação em 13 países. A Oceania foi também palco de testes nucleares dos Estados Unidos e da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário